apca apresentou volume antezero do aprender madeira

No passado dia 12 de julho no auditório do Museu Casa da Luz, na cidade do Funchal, foi apresentado o volume AnteZero do Grande Dicionário Enciclopédico da Madeira. A obra editada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda apresenta-se como anexo da revista semestral do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Letras Com Vida.

O início da apresentação contou com a intervenção do presidente da APCA, Maurício Marques que enfatizou o facto de este lançamento ser “um grande projeto que engloba diversas plataformas”, desde banda desenhada e música, passando pela literatura infanto-juvenil e pela utilização de uma plataforma online de conteúdos multimédia. Apresentaram também os Professores Doutores José Eduardo Franco e Adérito Fernandes Marcos, numa sessão em que o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Dr. Eduardo Jesus foi representado pela Diretora Regional da Cultura, Dr.ª Natércia Xavier. Nesta sequência, saliente-se o facto do Professor João Relvão Caetano haver considerado que o Aprender Madeira é projeto de interesse nacional, uma vez que vem completar uma parte da História ainda pouco estudada ou esquecida da História.

Esta obra serve a antevisão daquele que foi já considerado por alguns, o “Novo Elucidário Madeirense para o Século XXI”: O Prof. Dr. José Eduardo Franco, coordenador científico do projeto considerou “ser de extremo valor o facto de esta ter sido uma edição com o cunho de excelência e rigor da Imprensa Nacional – Casa da Moeda”, que se fez representar pelo seu diretor Dr. Duarte Azinheira. Já a Dr.ª Natércia Xavier elogiou o facto de o conteúdo do Dicionário Enciclopédico estar a ser disponibilizado online. No interior da obra, podemos encontrar artigos académicos da autoria de diversos investigadores e coordenadores temáticos do projeto, versando sobre vários temas relacionados com a Madeira entre os quais a História, Cultura, Literatura e Ciência. Entre outros, na listagem de autores deste Volume AnteZero contam-se Nelson Veríssimo, Paulo Miguel Rodrigues, Thomas Dellinger e Aline Bazenga.

IMG_0169 IMG_0172

Depois da apresentação da obra, foi proferida a conferência Média-Arte Digital e a relevância da Inter-Multi-Transdisciplinaridade pelo Professor Doutor. Adérito Fernandes Marcos, Presidente do Concelho Científico da Universidade Aberta, entidade parceira da APCA que em julho de 2015 fundou com esta entidade a Cátedra Infante D. Henrique para os Estudos Insulares e a Globalização. Adérito Fernandes Marcos é Professor Catedrático da Universidade Aberta onde segue uma linha de investigação no âmbito das áreas da Informática, da Arte Digital/Computacional e E-learning.