edições aprender madeira no salão nobre da cidade

21 Sep 2016 por "Maria"

Será apresentada na próxima segunda-feira, 19 de Outubro às 17 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal mais uma edição no âmbito do projeto Aprender Madeira – Edição do Novo Dicionário de História da Madeira, promovido pela Agência de Promoção da Cultura Atlântica.

“A Igreja Católica e o Nacionalismo do Estado Novo” do historiador madeirense Gabriel de Jesus Pita contará com a apresentação de outro madeirense também historiador recentemente galardoado com a Medalha de Mérito Cultural e coordenador científico do projeto Aprender Madeira, o Professor Doutor José Eduardo Franco.

A obra ora publicada é, no esssencial, a dissertação de mestrado em História Contemporânea defendida pelo autor em 1995, e pretende ser um contributo para a compreensão daquela que foi a relação da Igreja Católica Portuguesa perante a instituição do Estado Novo em Portugal, tomando como objeto de estudo “a controversa questão do relacionamento da Igreja Católica com os nacionalismos europeus, entre as duas guerras mundiais, e de modo especial, o do Estado Novo em Portugal (…) nas décadas de 30 e 40” do culo XX. Resultante de um estudo aprofundado sobre a temática, a obra revela uma abordagem inovadora tendo o seu foco na questão nacionalista da ideologia salazarista e o confronto interno que a Igreja teve de resolver face às recentes deliberações do Vaticano que condenavam os regimes fascistas e comunistas.

Gabriel de Jesus Pita nasceu na freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol. Foi funcionário público e bancário antes de completar a licenciatura em História pela Universidade de Lisboa em 1980 e de na mesma instituição haver concluído o mestrado em História Contemporânea em 1995. Dedica-se à investigação na área da História Contemporânea tendo sido professor do ensino secundário de 1978 a 2011. Participou em diversas publicações entre as quais as revistas Atlântico e Islenha e o Diário de Notícias do Funchal. Publicou História da Madeira com a coordenação de Alberto Vieira e a colaboração de Emanuel Janes (2001); A freguesia dos Canhas, um contributo para a sua História (2003); Padre João Vieira Caetano, Notas Históricas e outras estórias da Ponta do Sol (2007) e A Freguesia dos Canhas, um olhar da História (2011). Colabora atualmente como autor de várias entradas para o Dicionário Enciclopédico da Madeira, coordenado por José Eduardo Franco.

A Igreja Católica e o Nacionalismo no Estado Novo

[caption id="attachment_5900" align="alignright" width="287"]Gabriel de Jesus Pita Gabriel de Jesus Pita[/caption]                          

palavras-chave associadas