jorge, antónio vitorino castro

17 Nov 2020 por "António Manuel Moniz"
Ciências da Saúde Personalidades

Dr. António Vitorino Castro Jorge. Foto: Dicionário Corográfico de Câmara de Lobos

Dr. António Vitorino Castro Jorge. Foto: Dicionário Corográfico de Câmara de Lobos

 

Nascido em Santa Maria Maior, no Funchal, em 1913, filho de Luís Jorge e Josefina Antónia de Castro e Jorge, casou-se, em 1944, com Matilde Martins da Silva Castro Jorge; deste casamento nasceram três filhos. Faleceu, com 91 anos, no Estreito da Câmara de Lobos.

Depois de ter completado o liceu no Funchal, inscreveu-se no 1.º ano da Faculdade de Ciências de Coimbra, da qual desistiu para tirar Medicina na Universidade de Lisboa, cuja licenciatura foi concluída em 1938.

Mobilizado para a Madeira em 1942, como médico da Marinha, pediu, pouco tempo depois, a passagem à vida civil, tendo sido médico municipal de porto santo (durante seis meses) e de Câmara de Lobos e curral das Freiras (de 1944 a 1983), ao mesmo tempo que exercia medicina privada como clínico geral. Foi sócio fundador da sociedade Portuguesa de Reumatologia e da sociedade da Língua Portuguesa.

Na freguesia do Estreito, desenvolveu, desde 1953, várias iniciativas de alcance popular, como a Festa das cerejas, o desfile da freguesia na Festa das vindimas no Funchal, a Festa dedicada a S.to Isidro, padroeiro dos animais, e a fundação da Casa do Povo.

Como político, foi admirador de Salazar, apesar dos defeitos que apontou ao seu regime nas rubricas “Papagaio” e “Giz na Parede”, do Diário da Madeira, antes de 25 de abril de 1974; apresentou-se como candidato à Câmara Municipal de Câmara de Lobos (1976), tendo sido eleito vereador na lista do CDS; foi fundador e primeiro presidente do Partido Democrático do Atlântico (PDA), em 1978, e diretor do semanário Zarco, órgão oficial deste partido, fundado em 1984; foi mandatário da lista de cidadãos pela desanexação de Jardim da Serra da freguesia do Estreito, em 1993, e mandatário da lista do PS à Câmara de Lobos em 1997.

Como jornalista, foi proprietário e diretor do Diário da Madeira (1961-1982), após ter exercido as funções de diretor do Eco do Funchal (1959-1961).

Os artigos “Com Quem Vivemos”, “Na Madeira Vitória da Social-Democracia, uma Razão para a Independência” e a carta aparecida na secção “Correio da Madeira”, publicados no Diário da Madeira, valeram-lhe a prisão política, em Caxias, a 15 de maio de 1975, ordenada pelo brigadeiro Carlos Azeredo, governador civil na Madeira, sob a acusação de independentista. Foi também presidente da Associação Política do Arquipélago da Madeira (APAM).

Publicou uma brochura sobre Salazar no centenário do seu nascimento (1989), e o livro Casos do Acaso da Minha Vida e do meu Tempo.

Obras de António Vitorino Castro Jorge: Casos do Acaso da Minha Vida e do meu Tempo.

 

 

António Manuel de Andrade moniz

(atualizado a 13.04.2018)

Bibliog.: CLODE, Luiz Peter, Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses: Séculos XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, 1983; FREITAS, Manuel Pedro, “Castro Jorge, Dr. António Vitorino de”, Câmara de Lobos. Dicionário Corográfico: http://concelhodecamaradelobos.com/dicionario/castro_jorge_dr_antonio_vitorino.html (acedido a 01 fev. 2016)

palavras-chave associadas