monteiro, josé leite

24 Sep 2020 por "Raquel Gonçalves"
História da Educação Personalidades

José Leite Monteiro nasceu no Porto a 27 de setembro de 1841. Foi advogado, professor, escritor e político.

Fez o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em que ingressou em 1859, tendo concluído os estudos em 1864. Estabeleceu-se, em seguida, no Funchal, onde abriu um escritório de advocacia. Diz o Elucidário Madeirense que José Leire Monteiro nutria pela Madeira uma “carinhosa idolatria”, semelhante à que seria possível num filho natural da Ilha (SILVA e MENESES, II, 1998, 227); foi aí que desenvolveu a sua atividade profissional e intelectual.

Foi professor no liceu do Funchal, depois de, em 1867, ter alcançado a nota mais elevada no concurso público para professor de Filosofia dos liceus.

Passou a sua vida profissional na Ilha, a qual representaria um dos vértices das suas preocupações e dos seus interesses.

Na vida pública, desempenhou funções em várias comissões de serviço, como governador civil substituto, como membro do conselho do distrito, como presidente da Junta Geral e como presidente da Câmara Municipal do Funchal.

De salientar ainda que fez parte do Partido Fusionista e que entrou nas lutas políticas madeirenses de 1868, no âmbito das quais prestou serviços ao Partido Regenerador.

José Leite Monteiro colaborou com vários jornais do Funchal, chegando a ser redator do jornal O Direito, órgão da política regeneradora. Também publicou vários livros, entre os quais se destacam O Ultramontanismo na Instrucção Publica de Portugal, de 1863, e Elementos de Direito Civil Portuguez, de 1895.

Foi sócio efetivo da Associação de Direito Internacional.

Em colaboração com o Cón. Alfredo César de Oliveira, coligiu diversos poemas dispersos de autores madeirenses, que acabariam por ser publicados num volume com o título Flores da Madeira.

Morreu no Funchal, a 10 de março de 1920.

Obras de José Leite Monteiro: O Ultramontanismo na Instrucção Publica de Portugal (1863); Elementos de Direito Civil Portuguez (1895).

 

Raquel Gonçalves

(atualizado a 01.02.2018)

Bibliog.: CLODE, Luiz Peter, Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses, Sécs. XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, 1983; PORTO DA CRUZ, Visconde do, Notas & Comentários para a História Literária da Madeira, vol. III , Funchal, Câmara Municipal do Funchal, 1953; SILVA, Fernando Augusto da e MENESES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. II, Funchal, DRAC, 1998.

palavras-chave associadas