projetos culturais da aauma

30 Jan 2017 por "Fatima"

A associação académica da universidade da madeira (AAUMa) é a estrutura representativa dos estudantes da Universidade da Madeira, nascida três anos após a fundação da própria universidade. Representa os estudantes da UMa e a defesa dos seus interesses, promove a formação cívica, física, cultural e científica dos seus membros e ainda abrange projetos culturais para a sociedade civil. Listamos abaixo alguns dos principais projetos:

Passaporte Cultural - Explorando a Madeira

[caption id="attachment_12209" align="alignright" width="300"]Passaporte Cultural AAUMa. Passaporte Cultural AAUMa.[/caption]

Este diário de viagens é destinado a visitantes e residentes da ram. Sendo um objeto que promove a circulação entre vários pontos de interesse, incita o seu utilizador ao colecionismo, atribui vantagens e descontos em várias atrações e permite uma utilização ao longo de vários anos, existindo um sistema de incentivos e reconhecimentos para o regresso do visitante.

Serão os vários monumentos da região, os museus, os centros culturais, as atrações temáticas, os jardins e parques, bem como alguns locais que sejam selecionados, devido ao seu interesse cultural, para integrarem o circuito. A informação relativamente aos pontos de interesse, é atualizada regularmente num portal eletrónico, proporcionando assim uma procura eficiente e rápida.

Mais informação sobre o passaporte cultural pode ser consultado em: http://aauma.uma.pt/?page_id=3326  

IA - imprensa académica

O primeiro trabalho editorial da associação académica da universidade da madeira (AAUMa) foi publicado em março de 2006. Tratou-se da publicação da primeira edição da sua revista mensal. Em 2010, o Governo Regional reconheceu a intervenção que a Académica realiza na área da ciência através do reconhecimento da AAUMa enquanto Instituição de Utilidade Pública.

[caption id="attachment_13801" align="alignleft" width="300"]logoia Logo - Imprensa Académica[/caption]

Ao longo dos anos, os trabalhos de investigação resultaram em várias obras, publicadas em livro, a partir de 2013. Contudo, urgia congregar a produção científica e todos os trabalhos editoriais da AAUMa e publicá-los sob uma única égide, a Imprensa Académica.

A atividade da Imprensa Académica pretende fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes da UMa, divulgar os trabalhos produzidos pelos membros da Universidade e aproximar o leitor do conhecimento científico que não pode ficar restrito a um círculo próximo do ensino universitário.

Mais informação sobre a imprensa académica pode ser consultada em: http://imprensa.aauma.pt/

History Tellers - walk with real stories

A associação académica da universidade da madeira tem desenvolvido várias ações de natureza cultural e científica que visam dar a conhecer a história e a Cultura nacionais, com especial interesse no Arquipélago da Madeira.

[caption id="attachment_13804" align="alignright" width="300"]history-tellers Logo - History Tellers[/caption]

Para dotar os colegas de ferramentas úteis para a sua vida profissional, através da formação oferecem aos seus colaboradores, e para angariar mais receitas para o financiamento dos outros projetos sociais apresentam um novo circuito de visitas pela História da Madeira - o History Tellers - walk with real stories.

History Tellers pretende mostrar o Funchal do passado no Funchal do presente, em que, numa experiência única, um grupo de visitantes é levado por um jovem estudante universitário a conhecer a História do Funchal no local em que ela se desenvolve, o espaço da cidade.

Mais informação sobre o History Tellers pode ser consultada em: http://historytellers.pt/index_pt.html

Grupo de Fados da AAUMa

O Grupo de Fados da associação académica da universidade da madeira Fatum foi constituído em janeiro de 2010, contrariando a inexistência de tradição em fazer ouvir as vozes dos estudantes que acompanhavam os trinares das guitarras de Coimbra. Desde 2007, o aniversário da revista da associação académica vinha a ser comemorado com uma noite de fado de Coimbra, inicialmente, reservada a pessoas diretamente ligadas à Academia. O sucesso do evento exigia que se abrisse ao público em geral, objetivo cumprido com a recriação de uma serenata tradicional coimbrã, a Serenata Académica da Madeira, um ano depois.

[caption id="attachment_13807" align="aligncenter" width="1920"]bg_04 Fotografia do site da AAUMa[/caption]

Os Fatum surgem, então, com o fulgor e entusiasmo deixado pelos grupos que passavam. Capas Negras, Grupo de Fados do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Sangue Novo e o Grupo Madeirense de Fados de Coimbra foram grandes responsáveis pelo surgimento da ideia, agora concretizada, de um grupo de fados na universidade da madeira.

Mais informação sobre o Grupo de Fados da AAUMa pode ser consultado em: http://fatum.aauma.pt/

Um mês, Um tema

[caption id="attachment_13882" align="alignleft" width="204"]iniciativas-aauma Logo - Um mês, Um tema[/caption]

‘Um mês um tema’ pretende levar os interessados a vários pontos culturais da cidade cumprindo o objetivo de divulgar o Património, de difundir a Cultura e de valorizar a história. A associação académica acredita que não devem ser apenas os nossos visitantes a beneficiar desse tipo de atividades culturais que são, habitualmente, apenas associadas às visitas educativas ou turísticas. Para que o nosso Património possa ser valorizado é fundamental que ele possa ser conhecido.

A exploração de alguns pontos de interesse cultural da cidade do Funchal chega ao Mosteiro de santa clara, o espaço que inaugurou, há dois anos, estas visitas. No segundo sábado de cada mês, pelas 11h00, tem lugar uma visita a um espaço de fruição cultural para que a população local possa, também, ter acesso e conhecer para valorizar e preservar o seu Património histórico e cultural.

Mais informação sobre Um mês, Um tema pode ser consultado em: http://aauma.uma.pt/?p=4134