rodrigues, manuel

07 Oct 2020 por "Amanda Coelho"
Religiões

Manuel Rodrigues nasceu no Funchal a 25 de Novembro de 1697, filho de Francisco Maria dos Ramos e Josefa Maria Pereira, sobrinho do Cap. Manuel Neto Barreto. É referido no Elucidário Madeirense que, com a tenra idade de 15 anos, parte para o Rio de Janeiro, no Brasil.

Manuel Rodrigues teve uma vida repleta de aventuras, tendo frequentado o Seminário da Cachoeira, no Brasil, onde foi um aluno brilhante. Já no ano de 1715, alistou-se como soldado no regimento de Manuel de Almeida Castelo em Sacramento. Ainda assim, entra em 1719 para a Ordem de São Francisco em Córdova, na Argentina, onde se torna versado em filosofia e teologia. Manuel Rodrigues acompanha Fr. José de Cardena nas suas viagens. Neste seu percurso como franciscano, passa pelos mais variados países.

A morte de seu pai precipita o seu retorno a Portugal, uma vez que as irmãs não tinham meios de subsistência.

É em Lisboa, cidade onde finalmente se fixa, que Manuel Rodrigues fica conhecido pelos seus sermões. Diogo Barbosa Machado, em particular, menciona a qualidade da sua oratória aquando das cerimónias fúnebres de D. João V.

Manuel Rodrigues morre em Lisboa, muito provavelmente na segunda metade do séc. XVIII.

 

Amanda Coelho

(atualizado a 17.12.2017)

 

Bibliog.: impressa: SILVA, Fernando Augusto da, MENESES, Carlos Azevedo de, Elucidário Madeirense, 4ª ed., vol. III, Funchal, Secretaria Regional da Educação e Cultura, 1978

palavras-chave associadas