Mais Recentes

laboratório de genética humana

O Laboratório de Genética Humana (LGH) é uma unidade de investigação, na área da genética humana, da Universidade da Madeira. Foi fundado em 2001, com o objetivo de dotar a Região de um laboratório no qual fosse possível a realização de testes genéticos para apoio à população madeirense. Desde a sua criação, o laboratório foi dirigido pelo seu fundador, o Prof. Doutor António Brehm, investigador e docente na Universidade da Madeira. A partir desta data, passou a ser possível realizar na Madeira muitos testes genéticos que eram realizados apenas em território continental. É o caso dos testes de paternidade, dos testes para a deteção de anomalias genéticas e de testes de patologias diversas. O LGH tem duas linhas de atuação: investigação e prestação de serviços. Assim, como resultado de um protocolo estabelecido com o Instituto Nacional de Medicina Legal, o LGH presta serviços na área de genética forense e, em articulação com o serviço de saúde da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente com o Hospital Central do Funchal (Hospitais) realiza testes genéticos para diagnóstico precoce de malformações congénitas em fetos humanos com apenas 10 semanas de gestação.   Ana Londral (atualizado a 11.02.2017)

Biologia Terrestre Educação

prego, joão da mota

João da Mota Prego nasceu em Guimarães, em 1859. Foi engenheiro agrónomo e residiu temporariamente no Funchal. Escreveu um importante artigo sobre a agricultura, a indústria e o comércio na Madeira e no Porto Santo, o qual foi publicado no volume Notas sobre Portugal, apresentado na exposição nacional do Rio de Janeiro em 1908. Segundo o Elucidário Madeirense, os estudos e as experiências deste engenheiro agrónomo, aquando da sua estadia na Madeira, contribuíram para o aperfeiçoamento do fabrico do queijo. Além de diversas publicações relacionadas com o seu trabalho de engenheiro agrónomo, João da Mota Prego foi também autor de romances, sendo, enquanto tal, estimado pelos escritores vimaranenses. Morreu em 1931.   Ana Londral (atualizado a 03.02.2017)

Biologia Terrestre Física, Química e Engenharia

trigo, aníbal augusto

Aníbal Augusto Trigo nasceu em Torre de Moncorvo, em 1865. Fez os seus estudos na escola do Exército, em Lisboa, após o que foi para o Funchal como chefe de secção de Obras Públicas. Foi Diretor de Repartição Técnica da Câmara Municipal do Funchal durante 34 anos, tendo chegado a acumular este cargo com o de diretor das Obras Públicas, aquando da ida de seu irmão, Adriano Augusto Trigo, para Macau. Foi Diretor dos Serviços Hidráulicos, sendo promovido a Inspetor Superior das Obras Públicas em 1932. Em 1912, foi nomeado para integrar a Comissão Técnica de Inspeções, Provas e Exames de Automóveis e Condutores da Circunscrição da Madeira. Era irmão do Engenheiro Adriano Augusto Trigo. Foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de S. Tiago da Espada. Morreu no Funchal, em 1944.   Ana Londral (atualizado a 05.01.2017)

Personalidades

trigo, adriano augusto

Adriano Augusto Trigo nasceu em Torre de Moncorvo, em 1862. Tornou-se oficial do Exército e Engenheiro e, em 1890, foi para a Madeira, onde se casou. Exerceu vários cargos públicos, tendo sido diretor das Obras Públicas do Funchal durante muitos anos. Tendo interrompido a sua carreira militar para se dedicar à engenharia, o Coronel Engenheiro Adriano Augusto Trigo voltou ao serviço aquando da Primeira Guerra Mundial, tendo ido para França comandar um Corpo Expedicionário Português. Em 1919 foi para Macau, onde foi Diretor das Obras Públicas e desenvolveu importantes estudos e trabalhos para abastecimento de água potável à cidade de Macau. Regressou à Madeira em 1925. Foi comendador da Ordem de S. Tiago da Espada de Mérito Artístico, Literário e Científico. Escreveu em vários jornais do Funchal e do Continente, tendo sido um dos proprietários do Diário Popular. Era irmão do Eng.° Aníbal Augusto Trigo. Morreu em Lisboa, em 1926. Obras de Adriano Augusto Trigo: A Iluminação da Cidade do Funchal e o Diário de Notícias (1895). Levadas da Madeira. Relatório justificativo da proposta de lei (1896); Breves considerações sobre os melhoramentos de que carece o porto do Funchal (1912); Saneamento da cidade do Funchal. Projecto de esgotos (1900); Plano geral de distribuição e arrendamento das Águas da Levada da Serra do Faial (1901); Roteiro e guia do Funchal (1910).   Ana Londral (atualizado a 05.01.2017)

Personalidades