centro treino mar

Em janeiro de 1990, um grupo de escuteiros marítimos fundou o Centro Treino Mar (CTM) na Madeira, com a finalidade de incentivar, a nível de competição, a prática de atividades náuticas entre a população em geral e os seus associados. Os escuteiros marítimos fomentam, além das atividades próprias dos escuteiros, atividades náuticas como a canoagem e a vela. Um ano após a fundação do CTM, porém, e devido a uma divergência com os dirigentes dos escuteiros marítimos, o Centro torna-se autónomo como pessoa coletiva de direito privado.

Ao longo da sua existência, o CTM Madeira tem-se salientado pela formação de velejadores na prancha à vela, na vela ligeira, em remo e canoagem com a finalidade da competição a nível federado. O Centro tem também organizado inúmeros campeonatos e provas desportivas, entre as quais se destacam a Volta à Ilha em Canoa, um percurso de 141 km dividido em nove etapas, organizada todos os anos em agosto e integrada na corrida internacional da Federação Portuguesa de Canoagem e na International Canoeing Federation, assim como diversos Campeonatos Nacionais de Prancha à Vela Olímpica, várias passagens da Regata Mini Transat na Madeira e diversas provas do Campeonato Regional de Vela Ligeira.

O logótipo do CTM Madeira é uma bandeira triangular dividida ao meio por uma faixa branca ondulada simulando o mar; a metade superior do triângulo é de cor vermelha, a metade inferior é de cor azul, de que emerge um lobo-marinho, ao centro. No azul, há três letras maiúsculas de imprensa, a branco, na horizontal, «C T M», sendo o T um pouco descaído em relação às outras duas.

Bibliog.: digital: Associação Regional de Canoagem da Madeira: http://www.canoagemmadeira.com (acedido a 30 dez. 2016); “Centro Treino Mar – CTM”, Portal dos Projectos da Educação da Região Autónoma da Madeira: http://projectos.madeira-edu.pt/LinkClick.aspx?fileticket=ZmHXeXPUoZU%3D&tabid=415&mid=1336&language=en-US (acedido a 30 dez. 2016).

Pamela Puppo

(atualizado a 28.01.2017)