jardim, nuno ferreira

Nascido no Funchal, casou em 1879 com Isabel Langstroth Figueira, filha dos barões da Conceição. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1874, tendo feito o estágio de advocacia em Lisboa e exercido, depois, na Madeira. Foi, ao longo da vida, uma figura discreta, destacando-se a participação, em 1901, na comissão de receção da visita do rei D. Carlos à ilha da Madeira.

Palavras-chave: Funchal; direito; Coimbra; advocacia; D. Carlos.

Nasceu no Funchal, a 27 de janeiro de 1850, e ali morreu, em 1941; filho de Miguel Ferreira Jardim e de Joana Teles Jardim. Em 1879, casou-se com Isabel Langstroth Figueira, filha dos barões da Conceição.

Frequentou e concluiu o curso secundário no liceu do Funchal e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1874. Fez o estágio de advocacia em Lisboa, exercendo depois na Madeira, onde chegou a ser o decano dos advogados madeirenses.

Nuno Ferreira Jardim foi ao longo da vida uma figura discreta; não obstante, cabe destacar, de entre os vários serviços prestados à ilha da Madeira, a sua participação, em 1901, na comissão de receção da visita do Rei D. Carlos à ilha da Madeira.

Bibliog.: CLODE, Luiz Peter, Registo Bio-Bibliográfico de Madeirenses, Sécs. XIX e XX, Edição de Caixa Económica do Funchal, 1983.

Pedro Caridade de Freitas

(atualizado a 31.10.2016)