litvinchuk gueorgui semenovich

Gueorgui Semenovich Litvinchuk, filho de Simeon Litvinchuk e de Alexandra Litvinchuk, nasceu a 27 de junho de 1931 em Rostov-on-Don, na Rússia, e faleceu a 9 de agosto de 2006 em Odessa, na Ucrânia.

O Prof. G. S. Litvinchuk é conhecido pelo seu valioso contributo para o desenvolvimento de novas áreas de estudo no âmbito da matemática contemporânea, mais concretamente na Teoria de Operadores Singulares e Problemas de Fatorização. Foi o fundador da recente Teoria de Equações Integrais Singulares com Deslocamento e construiu uma escola científica internacionalmente reconhecida e atualmente dispersa por todo o mundo. Foi a. de mais de 170 publicações científicas e de cinco livros (quatro dos quais em matemática), tendo contribuído com muitos resultados inovadores para a Teoria de Problemas de Fronteira, as equações integrais de tipo singular e outras áreas.

Gueorgui S. Litvinchuk obteve, em 1955, o grau de mestre (Master of Science degree), com distinção, pela Universidade Estatal de Rostov (Rostov State University), em Rostov-on-Don. Três anos mais tarde, em 1958, obteve, pela mesma universidade, o grau de doutor (PhD degree), com uma tese de doutoramento intitulada Integral Equations with Analytic Kernels, realizada sob a orientação do Prof. F. D. Gakhov. Alguns dos resultados apresentados nessa tese foram posteriormente aplicados por cientistas soviéticos e canadianos para resolver problemas concretos de difração. Foi também nesta universidade que G. Litvinchuk iniciou a sua carreira académica, tendo aí exercido funções como professor auxiliar, entre 1958 e 1960, e como professor associado, de 1960 a 1964.

Em 1964, mudou-se para a Universidade Estatal de Odessa (UEO) (Odessa State University), na cidade homónima (que atualmente pertence à Ucrânia), e, nessa universidade, com apenas 33 anos de idade e na categoria de professor associado, tornou-se chefe do Grupo de Análise Matemática, posição que manteve até 1974. Em 1969, recebeu o grau de Doctor of Mathematical and Physical Sciences – o mais alto grau académico em matemática na antiga União Soviética – pela sua tese Investigations of Boundary Value Problems of the Theory of Analytic Functions and Singular Integral Equations with a Shift. Nesse mesmo ano, foi-lhe atribuída a categoria de professor catedrático.

Entre 1974 e 1986, trabalhou no Instituto de Economia da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia (ANCU), onde organizou e foi diretor do Departamento de Modelação Matemática de Sistemas Económicos e Ecológicos. Em 1986, esse departamento foi transferido para o Instituto de Hidrofísica Marinha (Marine Hydrophysical Institute) da ANCU, no âmbito do qual passou a ser designado por Departamento de Hidroacústica ou, mais precisamente, por Odessa Hydroacoustic Branch of the Marine Hydrophysical Institute. G. Litvinchuk coordenou a criação desse novo departamento e liderou-o até 1992. Simultaneamente, entre 1986 e 1992, exerceu funções como professor catedrático no Departamento de Física-Matemática da UEO. De 1976 a 1992, foi também responsável pela Secção de Matemática e Mecânica do Centro Científico do Sul da ANCU. Em 1989, a presidência do Conselho Supremo da Ucrânia atribuiu ao Prof. Litvinchuk o título honorífico de The Honored Scientist of Ukraine.

O período que passou em Odessa, entre 1964 e 1992, foi o mais frutífero da sua carreira científica, destacando-se as seguintes realizações:

– Iniciou em 1968, e dinamizou durante 24 anos (até 1992), um seminário científico sobre problemas de fronteira e equações integrais singulares, que decorreu, semanalmente, na UEO;

– Orientou 38 alunos de doutoramento. Desses doutoramentos, 30 foram na área de Matemática e 8 em Economia e Modelação Matemática. Muitos dos seus alunos tornaram-se seus colegas e colaboradores, sendo atualmente professores universitários dispersos por todo o mundo, em países como o Azerbaijão, EUA, México, Polónia, Portugal, Quirguistão, Rússia, Ucrânia e Uzbequistão. Quatro dos seus alunos de doutoramento em Matemática e um de doutoramento em Economia obtiveram, mais tarde, o mais alto grau académico da antiga União Soviética na sua área, respetivamente os graus de Doctor of Mathematical and Physical Sciences e de Doctor of Sciences in Economics;

– Escreveu o livro Boundary Value Problems and Singular Integral Equations with Shift (em russo), publicado pela Nauka, em Moscovo, em 1977, que continha praticamente tudo o que se conhecia sobre essa área até 1975. De destacar ainda que em 1982 foi publicada uma tradução desta obra em chinês;

– Na sequência da investigação aplicada que realizou enquanto trabalhou no Instituto de Economia da ANCU, publicou, em conjunto com outros membros desse instituto, duas monografias coletivas;

– Escreveu, em conjunto com I. M. Spitkovsky (seu antigo aluno de doutoramento), o livro Factorization of Measurable Matrix Functions, publicado simultaneamente pela Akademie Verlag e pela Birkhäuser Verlag em 1987;

– Foi membro do corpo editorial da revista Nonlinear Oscillations and Mathematical Physics (Kiev).

No ano de 1992, G. Litvinchuk optou por viver em Portugal e aí continuar a sua atividade científica. Entre 1992 e 1994, ocupou a posição de professor catedrático visitante no Departamento de Matemática do IST – Universidade Técnica de Lisboa. Durante esses dois anos, manteve-se ativo publicando artigos científicos em coautoria com os seus novos colegas portugueses (A. Lebre e F. S. Teixeira) e terminou o livro Introduction to the Theory of Singular Integral Equations with Shift, publicado pela Kluwer em 1994, escrito em coautoria com V. Kravchenko, seu antigo aluno de doutoramento. Além disso, no período em que esteve ligado ao IST, lecionou algumas disciplinas de cursos de pós-graduação e organizou e dinamizou um seminário de investigação. Ainda durante esse período, passou seis meses em trabalho na Universidade da Tasmânia, na Austrália.

Em 1994, o Prof. Litvinchuk mudou-se para a UMa, no Funchal, onde permaneceu até 2004, tendo sido professor catedrático convidado do Departamento de Matemática até ao verão de 2001, altura em que, por ter atingido a idade de 70 anos, passou à situação de professor jubilado. Durante os anos passados nesta universidade, manteve-se ativo, tanto na docência como na investigação. Neste período, publicou os últimos artigos científicos da sua longa e profícua carreira. Foi responsável por várias disciplinas da licenciatura em Matemática. Foi orientador de mestrado de dois docentes do Departamento de Matemática da UMa e apresentou alguns seminários sobre a Teoria de Operadores Integrais Singulares com Deslocamento. Além disso, aquando da sua passagem por esta universidade, escreveu o seu quarto (e último) livro de matemática, intitulado Solvability Theory of Boundary Value Problems and Singular Integral Equations whit Shifts e publicado pela Kluwer, em 2000.

LITVINCHUK, GUEORGUI SEMENOVICH
Fig. 1 – Fotografia do Prof. G. S. Livinchuk, durante um dos seus seminários na UMa, a 22 de janeiro de 2002

Ainda durante a sua permanência na Madeira, foi realizada, em sua homenagem, por ocasião do seu septuagésimo aniversário, a conferência internacional Factorization, Singular Operators and Related Problems, que teve lugar, entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro de 2002, na UMa. Participaram nessa conferência especialistas de muitas áreas, com o propósito de prestar tributo às excecionais contribuições do Prof. Litvinchuk no âmbito do desenvolvimento de várias áreas da Teoria de Operadores. Na referida conferência, foram apresentados avanços recentes no estudo de alguns problemas, muitos dos quais originalmente propostos pelo Prof. Litvinchuk e pela sua escola científica. Grande parte dos artigos aí apresentados foi compilada no livro editado por S. Samko, A. Lebre e A. F. Santos (vide Bibliog.).

Em 2004, já na qualidade de professor catedrático jubilado da UMa e após ter permanecido 12 anos em Portugal (dez dos quais na Madeira), regressou à Ucrânia e ao Departamento de Hidroacústica do Instituto de Hidrofísica Marinha da ANCU, em Odessa, onde retomou as suas anteriores funções e as desempenhou durante os seus dois últimos anos de vida.

Já após o seu falecimento, o Prof. Litvinchuk voltou a ser homenageado com a recente publicação de um número especial de uma revista científica dedicado à sua memória, concretamente o n.º 2 do volume da revista Complex Analysis and Operator Theory (Suíça, Birkhäuser Verlag Basel, 2008), editado por D. Alpay, M. Shapiro, I. Spitkovski e N. Vasilevski, cuja publicação vem realçar a enorme importância do seu legado nas áreas de investigação a que se dedicou. Ao leitor interessado numa descrição mais detalhada das contribuições científicas do Prof. Litvinchuk recomenda-se a consulta do artigo da autoria de Yuri Karlovich, onde, em particular, é apresentada uma lista de 81 publicações matemáticas da sua autoria selecionadas de entre as mais de 170 que o Prof. Litvinchuk escreveu ao longo da sua brilhante carreira científica (vide Bibliog.). Numa nota mais pessoal, refere-se que durante a sua estadia na Madeira o Prof. Litvinchuk, que ao longo da sua vida manteve o hábito de praticar exercício físico regularmente, começava todas as manhãs (em todas as estações do ano) com alguns minutos de natação no mar, no complexo balnear da Barreirinha, situado na parte leste da cidade do Funchal, próximo do Forte de São Tiago.

De realçar que, como pessoa, o Prof. Litvinchuk era ativo, entusiástico e tinha uma capacidade de trabalho notável e contagiante. Além disso, possuía um dom singular para encantar os outros e, em particular, para atrair jovens estudantes e motivá-los para o prosseguimento de estudos na sua área de investigação. Acima de tudo, Gueorgui Litvinchuk é recordado por todos como um professor dedicado e atento aos seus alunos e, principalmente, como um amigo sempre preocupado com os outros e disponível para apoiar aqueles que o rodeavam, partilhando os seus conhecimentos e o seu trabalho, mas também a sua boa disposição e o seu excelente sentido de humor.

Bibliog.: KARLOVICH, Yuri I., “Professor Georgii Semenovich Litvinchuk (1931–2006)”, Complex Analysis and Operator Theory, vol. 2, n.º 2, 2008, pp. 203-214; SAMKO, Stefan et al (eds.), Factorization, Singular Operators and Related Problems: Proceedings of the Conference in Honor of Professor Georgii Litvinchuk, Dordrecht, Boston, Kluwer Academic Publishers, 2003.

Maurício Duarte Luís Reis

(atualizado 05.11.2015)