madeira cultural

“Conhecimento” e “Cultura” são palavras que trazem em si um desígnio coletivo que se edifica ao longo do tempo entre gerações de Homens. O projeto Aprender Madeira nasceu desse mesmo desejo de comunhão em prol do conhecimento e da cultura. Este desejo materializa-se na criação da categoria “Madeira Cultural” na página do dicionário online Aprender Madeira dedicada exclusivamente aos mais diversos agentes e entidades culturais da Ilha da Madeira. Pretendemos que esta página sirva de ponto de encontro, de partilha de experiências, conhecimento e cultura entre as várias associações. Para que a todos aqueles que querem conhecer os conteúdos científicos do projeto seja também dada a oportunidade de conhecer as Instituições Culturais que labutam diariamente para que as gerações futuras vejam a sua memória e identidade coletiva salvaguardadas.

Nesta página, o utilizador poderá encontrar informação mais detalhada sobre as associações culturais madeirenses, que estão integradas na Plataforma Digital Aprender Madeira, e sobre muitos dos projetos desenvolvidos pelas associações culturais e Casas do Povo,  que em muito têm incentivado a produção cultural na Madeira, bem como damos a conhecer vários projetos que, não sendo de produção regional mas do exterior, têm relação próxima com a realidade madeirense. O utilizador também encontrará ao seu dispor alguns dos produtos que estas mesmas associações têm para venda, podendo adquiri-los na nossa loja.

Acreditamos que a vocação global e multidisciplinar do Projeto Aprender Madeira é uma mais-valia que encontra assim caminho para que no futuro saibamos perpetuadas a História e Cultura Regionais.

documentário “colonia e vilões” (1978)

Para o povo da Madeira” é a formula com que se inicia e termina o documentário “Colonia e Vilões” realizado por Leonel Brito entre 1976/77, o qual teve a antestreia a 16/05/1978 na Sociedade Portuguesa de Autores, registando-se a particularidade de nunca ter sido visualizado nos cinemas da Ilha da Madeira, local onde foi realizado. O documentário ganhou… (ler mais)

efan – estudos nobricenses – associação

A 30 de novembro de 2005 nasceu a EFAN-ESTUDOS NOBRICENSES-ASSOCIAÇÃO no Salão-Biblioteca da Ribeira Seca, freguesia e concelho de Machico, na ilha da Madeira, com o objetivo de investigar e divulgar a obra do conterrâneo Francisco Álvares de Nóbrega, mais conhecido por… (ler mais)

cultura em vídeo

José Luís da Mata Tranquada nasceu a 7 de novembro de 1965 no Funchal, Madeira. Começou o seu percurso pela pintura e desde jovem iniciou a sua aprendizagem na arte de fazer vídeo de forma autodidata. Participou em várias exposições de Artes Plásticas incorporando a pintura e o vídeo. Colaborou ainda com vários projetos de nível internacional. Na atualidade é… (ler mais)

associação musical e cultural xarabanda

A Associação Xarabanda tem origem no grupo denominado Algozes fundado em 1981, que posteriormente, passa  a designar-se por Associação Musical e Cultural Xarabanda em 1989. Desde então, a Associação Xarabanda tem vindo a promover e participar em vários projetos musicais, etnográficos e culturais em parceria… (ler mais)

associação dos amigos do conservatório de música da madeira

A AACMM foi fundada a 25 de junho de 1993, tendo sido entre os fundadores o então Sr. Secretário Regional de Turismo e Cultura, João Carlos Abreu, a Sr.ª escultora Manuela Aranha, a então diretora da DRAC, e a dona Inês Clode, a então presidente da comissão instaladora do Conservatório. Foram fundadores… (ler mais)

madeira quase esquecida

“Madeira Quase Esquecida” é um projeto de recolha e catalogação de imagens da sociedade madeirense criado na plataforma online Facebook. Possui um repertório de fotografias da Madeira antiga encontrando-se em permanente atualização. A ideia partiu de… (ler mais)

turtv madeira

A TurTv Madeira é um canal do youtube que visa promover o turismo e a divulgação audiovisual da Madeira. Pertence a Manuel Henriques, repórter profissional de imagens e editor, natural de Oliveira de Azeméis, Porto, com mais de… (ler mais)

cooperativa de cinema séc. XXI CRL

A PLANO XXI, entidade cultural sem finalidade lucrativa, nasceu do desejo de um grupo de cinéfilos residentes no Funchal, em organizar eventos pontuais de projeções de cinema alternativo ao circuito comercial, de forma a proporcionar ao público local, géneros e cinematografias desconhecidas dos madeirenses. No entanto… (ler mais)

tunas

As Tunas Académicas ou Universitárias são caracterizadas por serem agrupamentos musicais constituídos por estudantes ou antigos estudantes do ensino superior. O repertório musical das tunas é extremamente variado, indo desde adaptações de temas de autor, passando pela música erudita, até composições originais cuja temática incide… (ler mais)

grupo de folclore e etnográfico da boa nova

O Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova foi fundado a 15 de agosto de 1965 (data da 1ª atuação do grupo), sendo os seus Cofundadores: Luís da Paixão Fernandes, Zina Gonçalves Fernandes e Manuel Ferreira Pio. Os Estatutos foram redigidos e apresentados à mais alta Entidade do… (ler mais)

estúdio 21 

O Estúdio 21 é uma escola de música e um projeto de longa data e tradição. Nasceu no seio de uma família de músicos que foi caminhando para uma geração mais nova, de modo a se enquadrar às necessidades do século XXI e preencher determinadas lacunas, nomeadamente… (ler mais)

projetos culturais da aauma

A Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) é a estrutura representativa dos estudantes da Universidade da Madeira, nascida três anos após a fundação da própria universidade. Representa os estudantes da UMa e a defesa dos seus interesses, promove a formação cívica, física, cultural e científica dos seus membros e ainda … (ler mais)

caminho do comboio

A primeira linha férrea, com tração a vapor aberta ao público, foi inaugurada em Inglaterra no ano de 1825, entre Stockton – Darlington. Desde esse momento foram vários os países que seguiram as pisadas dos ingleses. No caso de Portugal, a primeira inauguração da linha férrea deu-se em… (ler mais)