vasconcelos, manuel de santana e

Nascido em 1798 e falecido a 23 de fevereiro de 1851, no Funchal, foi administrador do concelho e autor de várias obras acerca da realidade regional e do proselitismo protestante em vigor na ilha da Madeira à época. Escreveu, nomeadamente, Clamor aos Madeirenses e a notória Revista Historica do Proselytismo Anti-Catholico Exercido na Ilha da Madeira pelo Dr. Robert Reid Kalley. Esta última obra apresenta-se como uma crítica mordaz do autor ao médico escocês Robert Kalley, que se estabeleceu na Ilha e aí fundou uma pequena comunidade cristã protestante, sendo alvo de diversas perseguições religiosas que culminaram com a saída do médico da ilha da Madeira e com a imigração dos crentes para as Caraíbas ou para os Estados Unidos da América.

Obras de Manuel de Santana e Vasconcelos: Clamor aos Madeirenses (1835); Revista Historica do Proselytismo Anti-Catholico Exercido na Ilha da Madeira pelo Dr. Robert Reid Kalley (1845).

Bibliog.: impressa: LEITE, Rita Mendonça, Representações do Protestantismo na Sociedade Portuguesa Contemporânea: Da Exclusão à Liberdade de Culto (1852-1911), Lisboa, CEHR-UCP, 2009; SILVA, Fernando Augusto da e MENESES, Carlos de Azevedo de, Elucidário Madeirense, vol. III, 4.ª ed., Funchal, SREC, 1978.

Amanda Coelho

(atualizada a 31.12.2016)