prego, joão da mota

15 Dec 2020 por "Ana Londral"
Biologia Terrestre Física, Química e Engenharia

João da Mota Prego nasceu em Guimarães, em 1859. Foi engenheiro agrónomo e residiu temporariamente no Funchal. Escreveu um importante artigo sobre a agricultura, a indústria e o comércio na Madeira e no porto santo, o qual foi publicado no volume Notas sobre Portugal, apresentado na exposição nacional do Rio de Janeiro em 1908. Segundo o Elucidário Madeirense, os estudos e as experiências deste engenheiro agrónomo, aquando da sua estadia na Madeira, contribuíram para o aperfeiçoamento do fabrico do queijo.

Além de diversas publicações relacionadas com o seu trabalho de engenheiro agrónomo, João da Mota Prego foi também autor de romances, sendo, enquanto tal, estimado pelos escritores vimaranenses. Morreu em 1931.

 

Ana Londral

(atualizado a 03.02.2017)

Bibliog.: impressa: SILVA, Fernando Augusto da e MENESES, Carlos de Azevedo de. Elucidário Madeirense. 4.ª ed., Funchal, Secretaria Regional da Educação e Cultura, 1978; digital: “Prego, João Coelho da Mota”, in Casa de Sarmento, Centro de Estudos do Património, Núcleo de Documentação Abade de Tagilde, Escritores Vimaranenses: http://www.csarmento.uminho.pt/ndat_24_det.asp?autorID=67. (acedido a 10 jan. 2015).

palavras-chave associadas