laboratório de genética humana

09 Dec 2020 por "Ana Londral"
Biologia Terrestre Educação

O Laboratório de Genética Humana (LGH) é uma unidade de investigação, na área da genética humana, da universidade da madeira. Foi fundado em 2001, com o objetivo de dotar a Região de um laboratório no qual fosse possível a realização de testes genéticos para apoio à população madeirense. Desde a sua criação, o laboratório foi dirigido pelo seu fundador, o Prof. Doutor António Brehm, investigador e docente na universidade da madeira.

A partir desta data, passou a ser possível realizar na Madeira muitos testes genéticos que eram realizados apenas em território continental. É o caso dos testes de paternidade, dos testes para a deteção de anomalias genéticas e de testes de patologias diversas. O LGH tem duas linhas de atuação: investigação e prestação de serviços. Assim, como resultado de um protocolo estabelecido com o Instituto Nacional de Medicina Legal, o LGH presta serviços na área de genética forense e, em articulação com o serviço de saúde da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente com o Hospital Central do Funchal (Hospitais) realiza testes genéticos para diagnóstico precoce de malformações congénitas em fetos humanos com apenas 10 semanas de gestação.

 

Ana Londral

(atualizado a 11.02.2017)

Bibliog: LABORATÓRIO DE GENÉTICA HUMANA, «Home»: http://www3.uma.pt/lgh/ (acedido a 3 jun. 2015); INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DOUTOR RICARDO JORGE, «Notícias», 11 mar. 2015 , http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/ComInf/Noticias/Paginas/Protocolovaipermitirdiagnosticomaisprecocededoen%C3%A7asgeneticasnaMadeira.aspx (acedido a 3 jun. 2015); FREITAS, Graça, “Associação de mutações genéticas ao desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crónica”, Diário de Notícias, Funchal, 23 nov. 2010: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/237623-associacao-de-mutacoes-geneticas-ao-desenvolvimento-de-doenca-pulmonar-ob (acedido a 3 jun. 2015); FARMÁCIA CANIÇO, “Laboratório de Genética Humana: Investigação na Fronteira do Conhecimento”: http://www.farmaciadocanico.pt/gca/?id=122 (acedido a 3 jun. 2015).

palavras-chave associadas