natureza à medida do homem

15 Sep 2020 por "APCA - Madeira"
Rotas

Nesta rota abordamos a temática da relação entre o Homem e o meio natural, isto é, a forma como a espécie humana tira partido das condições dos locais habitados. Na Madeira, embora menos visto, ainda se encontram, e se usam em alguns casos, rudimentares construções nas rochas para diversas finalidades, tais como para abrigo de animais, armazenamento de água, para lagares, celeiros e habitação própria, entre outras finalidades.

Descarregue aqui esta rota!

Levada do Castelejo

Levada do Castelejo

Iniciamos esta rota no curral das Freiras na Levada do Castelejo. Esta levada representa um exemplo da importância destes canais de água, devido à dupla funções que desempenhou. Para além do transporte de água, o qual beneficiou a costa Sul da ilha, de clima mais seco, foram as principais vias em algumas localidades, casos do curral das Freiras. Através desta levada, iam os Homens à costa Sul e transportavam-se mercadorias para os mercados do Funchal, algumas delas provenientes da costa Norte.

 

.Sítio da Rocha

Sítio da Rocha

Comprovando a outrora importância desta levada como meio de comunicação e transporte de carga, neste sítio encontramos um conjunto de construções constituído por pequenos lagares na rocha, supõe-se que para produção de vinho, bem como o aproveitamento para abrigos dos assentamentos de grandes pedras.

 

<a href='caminho-das-voltas-curral-das-freiras'>vereda</a>

Veredas e Levadas

Um dos aspectos mais visíveis da intervenção do homem na paisagem trata-se das Levadas e das Veredas, constituindo ambas as vias principais de comunicação até à construção da Estrada Regional 107. É de facto notório o perigo e o arrojo dos homens que construíram essas infra-estruturas.

 

.Caminho das Voltas

Caminho das Voltas

Este Caminho Real leva-nos ao miradouro da Eira do Serrado, pertencente à freguesia de Santo António, era a principal via de comunicação entre a freguesia do curral das Freiras e a costa Sul. Rivalizava em importância com a vereda de São Martinho e a vereda de ligação ao Jardim da Serra. Por aqui passavam os homens e os animais, criados no curral, para além das mercadorias que provinham do norte da ilha. O curral das Freiras hoje isolado, era um ponto de ligação de mercadorias e homens que provinham do Norte.

.

Ribeira do Gato

Associada à Ribeira do Gato encontra-se a lenda dos “Grima”. Segundo conta, aqui vivia um povo “estranho” à restante população do curral das Freiras. Os Grima – o mesmo que diabos – desciam das montanhas para roubar o gado. Revoltados com os saques constantes, a população do curral das Freiras reagiu com uma emboscada, obrigando à integração de alguns elementos e à fuga dos restantes.

 

Textos: César Rodrigues

Fotos: Rui A. Camacho

palavras-chave associadas
vereda // curral // ram // clima // cais