alves, mário

05 Feb 2021 por "Ricardo Pessa de Oliveira"
Literatura Personalidades

Empregado bancário e poeta. Nasceu às 08.00h do dia 1 de março de 1897, na freguesia de São Pedro, Funchal, tendo sido batizado a 25 do mesmo mês e ano, na igreja matriz daquela paróquia. Era filho legítimo de Alexandre Alves, sargento de artilharia, e de Maria Amélia Correa Alves, doméstica, recebidos na igreja paroquial de N.ª Sr.ª da Graça do Estreito, concelho de Câmara de Lobos, Diocese do Funchal, a 23 de setembro de 1894, e moradores na freguesia de São Pedro, à R. da Pontinha. Era neto paterno de José Alves e de Antónia da Silva Alves; e neto materno de José Martinho Pinto Correa e de Leocádia de Jesus. Veio a contrair matrimónio com Maria Ferreira Alves, de cujo enlace nasceu Mário César Alves.

Foi funcionário bancário, tendo trabalhado no Banco Nacional Ultramarino, na secção de correspondência da filial do Funchal. A poesia era uma das suas grandes paixões, tendo publicado poemas, de forma regular, em distintos periódicos, de que é exemplo o Eco do Funchal. Colaborou ainda com o Correio Desportivo, O Desporto, o Diário da Madeira, o Diário de Notícias, A Esperança, O Jornal, o Mocidade, o Sport do Funchal e o Trabalho e União. Chegou a submeter alguns dos seus poemas a concursos literários, como foi o caso dos jogos florais da Madeira, aberto nas colunas do Eco do Funchal, em 1942, no qual obteve, na categoria de Quadra, o 2.º prémio, Cravo de Prata, com a composição: “Trazes nas faces, que pintas,/ De dois corações o geito./ De sobra te dão as tintas/ O que te falta no peito.”

 

Ricardo Pessa de Oliveira

(atualizado a 22.09.2016)

Bibliog.: manuscrita: ABM, Registos de Batismo da Paróquia de São Pedro, liv. 6797A, fls. 21v.-22; ABM, Registos de Casamento da Paróquia do Estreito de Câmara da Lobos, liv. 6974A, fls. 11-11v.; impressa: CLODE, Luiz Peter, Registo Bio-bibliográfico de Madeirenses. Séculos XIX e XX, Funchal, Caixa Económica do Funchal, 1983; “Jogos Florais da Madeira”, Eco do Funchal, 19 nov. 1942, p. 2; PORTO DA CRUZ, Visconde do, Notas & Comentários para a História Literária da Madeira, vol. III, Funchal, Câmara Municipal do Funchal, 1953.

palavras-chave associadas