canovai, stanislao

16 Dec 2020 por "Valeria Biagi"
Matemática

Stanislao Canovai nasceu a 27 de março de 1740 em Florença, e nesta mesma cidade morreu a 17 de novembro de 1812. Foi um dos matemáticos e físicos mais famosos do séc. XVIII, e é considerado o iniciador da corrente científica que se afirmou na segunda metade deste século, nas Escolas Pias de Toscana. A par disto, Canovai foi considerado pelos seus contemporâneos um grande escritor, pela sua doutrina e pelo seu estilo preciso e eloquente.

Estudou em Florença e Pisa, como iniciante na Ordem dos Esculápios, e em 1765, foi nomeado para a cátedra de Filosofia e teologia no seminário episcopal de Cortona, onde lecionou Matemática durante 15 anos. Em 1768, interrompeu, por um período muito curto, o seu ensino em Cortona para ensinar Física matemática no colégio real de Parma. Em seguida foi chamado para ensinar Hidráulica no colégio florentino dos Esculápios.

Publicou em Florença, com o editor Giovacchino Pagani, o volume Elogio di Amerigo Vespucci, che Riportò il Premio dalla Nobile Accademia Etrusca di Cortona nel dì 15 Ottobre dell'Anno 1788. Con una Dissertazione Giustificativa di questo Celebre Navigatore. A obra apresentava-se bem fundamentada e historicamente fundada. Canovai confrontou códices e publicações, e discutiu as escolhas e declarações de estudiosos anteriores, como Angelo Maria Bandini. A obra visava sobretudo considerar e enquadrar o significado cultural do empreendimento de Vespúcio num âmbito crítico e científico mais amplo, e acabou por provocar um debate animado. Canovai, como eminente cientista, queria estabelecer a jornada de Vespúcio de forma conclusiva, e, em particular, decidiu examinar as Rotas, a fim de resolver a questão da longitude. A passagem pela Madeira era crucial, dado que a Ilha e o arquipélago eram um dos pontos geográficos fundamentais, tanto para os cálculos de Canovai, como para confirmar a verdade histórica das várias viagens de Vespúcio.

Obras de Stanislao Canovai: Elogio di Amerigo Vespucci, che Riportò il Premio dalla Nobile Accademia Etrusca di Cortona nel Dì 15 Ottobre dell'Anno 1788. Con una Dissertazione Giustificativa di questo Celebre Navigatore (1798).

 

Valeria Biagi

(atualizado a 28.01.2017)

Bibliog.: CORNIANI, Giambattista, I Secoli della Letteratura Italiana Dopo il suo Risorgimento Commentario […] Continuato Fino all'età Presente da Stefano Ticozzi, Tomo II – Parte II, Milão, Vincenzo Ferrario, 1834; DELSEDIME, Piero, Dizionario Biografico degli Italiani, 18.º vol., Roma, Istituto dell’Enciclopedia Italiana, 1975; POZZETTI, Pompilio, Elogio di Stanislao Canovai Scritto da Pompilio Pozzetti, Professore Emerito e Bibliotecario nella Regia Università di Bologna, Bolonha, Tipografia de' Fratelli Masi, 1812; TIRABOSCHI, Girolamo, Storia della Lettereratura Italiana, vol. iv, 1, Milão, ed. Antonio Fontana, 1833.

palavras-chave associadas